(61) 98156-9973
contato@vivahengenharia.com.br
Sábados: 9h — 12h
Segunda a Sexta: 8h — 18h
Solicite um orçamento
Perguntas Frequentes
Tanto a construtora quanto a empreiteira participam da execução da obra. A contratação de construtoras ocorre, principalmente, em obras de grande porte, contando com um time completo de profissionais que irão atuar desde o início do projeto até o final da construção. Em obras de pequeno porte, geralmente, são contratadas empreiteiras para executar projetos de terceiros. Vale lembrar que a empreiteira atua sem exigência de registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e é contratada para executar apenas a parte do projeto para a qual foi designada.
Antes de adquirir a área onde pretende construir seu empreendimento, é preciso atentar-se às condições físicas do terreno. Um bom modo de obter informações sobre a área é indo até a prefeitura da cidade para verificar se há projetos de desapropriação do local. Visualmente, observe se há encharcamentos pontuais ou rachaduras em construções ao lado, dessa forma, poderá concluir se a região é estável ou não para uma obra.
É difícil definir um valor específico para uma construção, pois cada obra demanda necessidades diferenciadas. Tudo influencia no planejamento de um projeto arquitetônico, desde a análise do terreno, a orientação do posicionamento solar sobre a obra, até a escolha dos materiais e serviços a serem executados. O ideal é pesquisar bastante e realizar um projeto que seja valorizado e que possa ser utilizado como investimento mesmo a longo prazo.
A mão de obra pode ser contratada pela empresa de engenharia ou pelo cliente. Há algumas formas de contrato existentes:
» CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas): contrato com vínculo empregatício, registro em carteira de trabalho.
» PJ (pessoa jurídica): contrato via terceirização de serviço para outra empresa ou pessoa, com CNPJ e emissão de nota fiscal.
» Profissional autônomo: contrato sem vínculo de emprego, de forma eventual ou específica.
Os contratos podem ser por tempo determinado ou indeterminado, obedecendo os direitos e a jornada do trabalhador, para que não ocorram irregularidades, primando pelo cumprimento da lei e evitando gastos com indenizações ou multas.
